O que você tem feito com os seus leads antigos? Muitas empresas investem tempo e recursos para atrair novos contatos, mas acabam deixando de lado uma mina de ouro que está bem diante delas: os contatos inativos.
Ignorá-los pode ser um erro estratégico, principalmente em tempos onde a conversão é cada vez mais desafiadora e competitiva. A verdade é que esses potenciais clientes ainda têm valor e muitos deles só precisam de um empurrãozinho para se tornarem clientes ou para voltarem a interagir com sua empresa.
Ainda não está convencido dessa tática? Então, leia este conteúdo até o final e entenda como converter leads antigas com ajuda do RD Station Marketing!
Os leads antigos representam uma oportunidade única: são contatos que, em algum momento, demonstraram interesse na sua empresa. Embora possam ter “esfriado” com o tempo, isso não significa que o interesse desapareceu completamente.
Além disso, na maioria dos casos, esses leads foram deixados de lado por falta de acompanhamento ou porque, simplesmente, não estavam no momento ideal para realizar a compra. Portanto, vale a pena retomar a qualificação desses leads.
Afinal, você já gastou tempo e recursos para atrair esses potenciais clientes, então, por que não buscar resultados com eles? Vale a pena destacar também que leads inativos tendem a ter uma barreira de entrada menor, já que já conhecem sua empresa.
Para gerar leads qualificados, primeiro é preciso identificar quais contatos antigos têm maior potencial de conversão. Até porque nem todos estarão prontos para retomar o relacionamento com sua empresa. Por isso, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nesse processo:
Para qualificar leads antigos usando o RD Station Marketing, siga os passos abaixo:
O primeiro passo é entender como os leads chegaram até sua base. Identifique eventos como downloads de materiais, preenchimento de formulários ou participação em eventos. Depois, segmente os leads com base em características em comum, como:
Essa segmentação pode revelar grupos esquecidos, mas com potencial de serem reengajados, como leads inativos de campanhas passadas.
Elabore e-mails criativos e autênticos, evitando textos genéricos. Use assuntos chamativos que despertem curiosidade, como “Você ainda está interessado?”.
Além disso, ofereça conteúdos úteis, como artigos ou materiais ricos, para atrair cliques e avançar os leads no funil. No último e-mail da campanha, insira uma chamada clara para ação (CTA), como agendar uma reunião ou solicitar uma demonstração.
Se sua base estiver desatualizada, crie landing pages estratégicas. Por exemplo, ao oferecer conteúdo gratuito, insira perguntas rápidas sobre cargo ou setor para complementar os dados dos leads. Inclua links para essas páginas em e-mails ou anúncios, tornando o processo de qualificação contínuo e eficaz.
No RD Station Marketing, automatize processos para qualificar leads:
Por exemplo, leads que abrem e clicam no primeiro e-mail podem avançar no funil, enquanto os que não abrem recebem novas tentativas com conteúdos diferentes.
Identifique quais ações geraram mais engajamento e refine suas abordagens com base nesses dados. Caso leads permaneçam inativos após diversas tentativas, considere descartá-los ou movê-los para campanhas menos intensivas.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas! Estamos prontos para ajudá-lo a otimizar sua estratégia de qualificação de leads com as soluções do RD Station.
Os leads antigos representam uma oportunidade única: são contatos que, em algum momento, demonstraram interesse na sua empresa. Embora possam ter “esfriado” com o tempo, isso não significa que o interesse desapareceu completamente.
Para gerar leads qualificados, primeiro é preciso identificar quais contatos têm maior potencial de conversão. Para isso, crie listas segmentadas com base em critérios como interesses, estágio no funil e tempo de inatividade.
Para qualificar leads antigos usando o RD Station Marketing, siga os passos abaixo:
1. Analise e segmente sua base antiga.
2. Crie campanhas de reengajamento personalizado.
3. Use landing pages para atualizar informações.
4. Configure fluxos de automação inteligentes.
5. Avalie resultados e ajuste estratégias.
Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.