Quanto a sua empresa gasta para gerar uma oportunidade de venda? Se você não tem uma resposta clara para essa pergunta, é hora de começar a monitorar o seu Custo por Lead (CPL).
Considerado uma das principais métricas de Inbound Marketing, ele permite saber se os seus investimentos estão trazendo o resultado esperado ou não. Assim, você consegue otimizar as suas estratégias e alavancar os resultados.
Neste post, explicaremos em detalhes o que é CPL, qual a sua importância e como calculá-lo. Vem com a gente!
O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que revela quanto a empresa está investindo para adquirir cada lead, ou seja, um potencial cliente. Ele é usado por empreendedores para identificar se os investimentos em Marketing Digital estão gerando lucro ou não.
Nesse sentido, vale a pena saber que existem 3 classificações de leads. Elas variam conforme o interesse e o perfil do potencial cliente:
De toda forma, o CPL ajuda a entender se você está investindo em ações que não trazem o resultado esperado. Também indica se o orçamento está sendo despendido, em sua maior parte, no lead frio ou no morno.
O CPL é importante para sua estratégia de marketing, porque ele comprova a viabilidade financeira da estratégia. Ou seja, mostra se o investimento é interessante, se precisa de ajustes ou se deve ser totalmente ajustado.
Portanto, para escalar a lucratividade do seu negócio, não basta saber apenas como gerar leads. Também é preciso compreender quanto você está investindo para captar cada potencial cliente e se ele é qualificado ou não.
Afinal, de nada adianta ter um bom CPL se os leads que você está gerando são mornos ou frios. Nesse sentido, é importante contar com uma boa estratégia de Inbound Marketing focada tanto na geração quanto na qualificação dos leads.
Por isso, para não desperdiçar seus investimentos, é essencial saber calcular o Custo por Lead. Ao analisar o resultado, você conseguirá direcionar melhor o orçamento e alocar os recursos de forma estratégica.
A fórmula básica de cálculo do CPL é: total gasto na campanha de marketing digital ÷ quantidade de leads gerados. Desse modo, são consideradas todas as pessoas que mostraram algum interesse em seu produto ou serviço.
Por exemplo, imagine que você investiu R$ 5.000 em uma campanha e obteve 1.000 leads. Aplicando os valores na fórmula, temos:
CPL = R$ 5.000 ÷ 1.000
CPL = R$ 5
Nesse caso, foram gastos R$ 5, em média, para cada lead gerado.
Logo, se o valor calculado for muito alto, indica que é preciso mudar ou otimizar as ações realizadas. Por sua vez, se for baixo, mostra que você está no caminho certo.
O rastreamento de leads permite que a empresa avalie a eficácia de suas diferentes campanhas de marketing. Ao identificar quais ações estão gerando mais leads qualificados e conversões, é possível direcionar recursos de forma mais eficaz, maximizando o Retorno Sobre Investimento (ROI).
Se o CPL da sua empresa estiver muito alto,considere adotar as seguintes medidas:
A avaliação contínua e a otimização do Custo por Lead (CPL) são cruciais para identificar áreas que requerem ajustes. Isso permite determinar se o CPL está mostrando melhora ou piora ao longo do tempo.
Uma vez que não existe um número ideal de CPL, a melhor abordagem é comparar os resultados com os próprios dados do seu negócio. Essa análise, baseada na medida histórica, facilita a definição de parâmetros de sucesso.
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O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que revela quanto a empresa está investindo para gerar cada lead, ou seja, um potencial cliente. Ele é usado por empreendedores para identificar se os investimentos em Marketing Digital estão gerando lucro ou não.
Um bom CPL varia conforme a empresa e seus objetivos. O resultado precisa ser comparado ao longo do tempo e com outros indicadores, como ROI, margem de lucro e ticket médio. Além disso, você também deve observar o total de leads gerados.
Calcula-se CPL pela fórmula: total gasto na campanha de marketing digital ÷ quantidade de leads gerados. Portanto, o Custo por Lead é obtido pela soma de todos os custos e divisão pelo total de leads efetivamente gerados. Assim, você descobre quanto investiu, em média, para cada oportunidade de venda.
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