Custo por Lead: como calcular seu CPL?

Quanto a sua empresa gasta para gerar uma oportunidade de venda? Se você não tem uma resposta clara para essa pergunta, é hora de começar a monitorar o seu Custo por Lead (CPL).

Considerado uma das principais métricas de Inbound Marketing, ele permite saber se os seus investimentos estão trazendo o resultado esperado ou não. Assim, você consegue otimizar as suas estratégias e alavancar os resultados. 

Neste post, explicaremos em detalhes o que é CPL, qual a sua importância e como calculá-lo. Vem com a gente!

O que é Custo por Lead (CPL)?

O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que revela quanto a empresa está investindo para adquirir cada lead, ou seja, um potencial cliente. Ele é usado por empreendedores para identificar se os investimentos em Marketing Digital estão gerando lucro ou não. 

Nesse sentido, vale a pena saber que existem 3 classificações de leads. Elas variam conforme o interesse e o perfil do potencial cliente:

  1. Lead frio: é aquele que recebeu um contato, mas perdeu o interesse.
  2. Lead morno: integra o mailing e recebe as promoções.
  3. Lead quente: é o potencial cliente, que precisa apenas de um incentivo.

De toda forma, o CPL ajuda a entender se você está investindo em ações que não trazem o resultado esperado. Também indica se o orçamento está sendo despendido, em sua maior parte, no lead frio ou no morno.

Por que o CPL é importante para sua estratégia de marketing?

O CPL é importante para sua estratégia de marketing, porque ele comprova a viabilidade financeira da estratégia. Ou seja, mostra se o investimento é interessante, se precisa de ajustes ou se deve ser totalmente ajustado. 

Portanto, para escalar a lucratividade do seu negócio, não basta saber apenas como gerar leads. Também é preciso compreender quanto você está investindo para captar cada potencial cliente e se ele é qualificado ou não.

Afinal, de nada adianta ter um bom CPL se os leads que você está gerando são mornos ou frios. Nesse sentido, é importante contar com uma boa estratégia de Inbound Marketing focada tanto na geração quanto na qualificação dos leads.

Por isso, para não desperdiçar seus investimentos, é essencial saber calcular o Custo por Lead. Ao analisar o resultado, você conseguirá direcionar melhor o orçamento e alocar os recursos de forma estratégica.

Qual fórmula básica para calcular o CPL?

A fórmula básica de cálculo do CPL é: total gasto na campanha de marketing digital ÷ quantidade de leads gerados. Desse modo, são consideradas todas as pessoas que mostraram algum interesse em seu produto ou serviço.

Por exemplo, imagine que você investiu R$ 5.000 em uma campanha e obteve 1.000 leads. Aplicando os valores na fórmula, temos:

CPL = R$ 5.000 ÷ 1.000

CPL = R$ 5

Nesse caso, foram gastos R$ 5, em média, para cada lead gerado.

Logo, se o valor calculado for muito alto, indica que é preciso mudar ou otimizar as ações realizadas. Por sua vez, se for baixo, mostra que você está no caminho certo.

Qual a importância de rastrear as fontes de leads?

O rastreamento de leads permite que a empresa avalie a eficácia de suas diferentes campanhas de marketing. Ao identificar quais ações estão gerando mais leads qualificados e conversões, é possível direcionar recursos de forma mais eficaz, maximizando o Retorno Sobre Investimento (ROI)

Estratégias para reduzir o Custo por Lead

Se o CPL da sua empresa estiver muito alto,considere adotar as seguintes medidas:

  1. Defina a persona para saber para quem direcionar sua campanha.
  2. Invista em tráfego orgânico. O resultado é mais lento, porém consistente.
  3. Estimule o engajamento com conteúdos relevantes e posts em redes sociais.
  4. Faça campanhas de remarketing para atrair clientes com interesse, mas que ainda não fecharam negócio.
  5. Avalie seus anúncios para saber quais apresentam melhor desempenho.
  6. Segmente bem o seu público para ter melhores resultados.
  7. Faça testes A/B para otimizar as estratégias.

Avaliação contínua e otimização do CPL

A avaliação contínua e a otimização do Custo por Lead (CPL) são cruciais para identificar áreas que requerem ajustes. Isso permite determinar se o CPL está mostrando melhora ou piora ao longo do tempo.

Uma vez que não existe um número ideal de CPL, a melhor abordagem é comparar os resultados com os próprios dados do seu negócio. Essa análise, baseada na medida histórica, facilita a definição de parâmetros de sucesso. 

E você, quer saber mais sobre como reduzir o seu CPL? Inscreva-se na newsletter da GMZ.MOKE e receba as melhores informações sobre marketing diretamente no seu e-mail!

Em resumo

O que é uma CPL?

O Custo por Lead (CPL) é uma métrica que revela quanto a empresa está investindo para gerar cada lead, ou seja, um potencial cliente. Ele é usado por empreendedores para identificar se os investimentos em Marketing Digital estão gerando lucro ou não.

O que é um bom CPL?

Um bom CPL varia conforme a empresa e seus objetivos. O resultado precisa ser comparado ao longo do tempo e com outros indicadores, como ROI, margem de lucro e ticket médio. Além disso, você também deve observar o total de leads gerados.

Como se calcula CPL?

Calcula-se CPL pela fórmula: total gasto na campanha de marketing digital ÷ quantidade de leads gerados. Portanto, o Custo por Lead é obtido pela soma de todos os custos e divisão pelo total de leads efetivamente gerados. Assim, você descobre quanto investiu, em média, para cada oportunidade de venda.

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