Google Keyword Planner: 5 funcionalidades para usar hoje mesmo

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, algumas ferramentas são fundamentais. Uma delas é o Google Keyword Planner, um planejador de palavras-chave que ajuda a melhorar a visibilidade online da sua empresa no Google.

Basicamente, as palavras-chave são os termos que os usuários utilizam para fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca. Assim, elas são importantes tanto em estratégias orgânicas quanto pagas. Com o planejador, você verifica quais são as KWs mais adequadas para cada objetivo.

Quer aprender a usar o Google Keyword Planner, suas funcionalidades e como aplicar nas suas estratégias? Então, você está no artigo certo! Vem com a gente!

O que é o Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave gratuito disponibilizado no Google Ads. Por meio dele, você verifica possíveis termos para usar na sua estratégia de SEO e também para construir anúncios no Google. 

Portanto, a ferramenta é útil tanto em estratégias orgânicas quanto em mídia paga. Isso porque ela auxilia na identificação das palavras-chave mais relevantes relacionadas ao seu público, além de revelar  quanto terá que pagar nas campanhas por cada termo, o que chamamos de Custo Por Clique (CPC).

Quais são as funcionalidades do Google Keyword Planner?

A seguir, conheça as principais funcionalidades do Google Keyword Planner:

1. Descoberta de palavras-chave

O Google Keyword Planner tem a função de encontrar novas palavras-chave para usar nas suas ações, o que é especialmente vantajoso se você estiver elaborando uma estratégia de Topic Cluster. Essa função está disponível no menu “Planejador de palavras-chave” e pode ser acessada usando um site, uma frase ou uma categoria.

2. Análise do volume de pesquisa e previsões

A análise do volume de pesquisa e previsões é outra funcionalidade essencial do Google Keyword Planner. Ela mostra o CPC máximo e médio, taxa de cliques (CTR), impressões, custo e cliques. Portanto, você descobre quais palavras-chave são mais procuradas e quais apresentam alta ou queda no interesse.

3. Combinação de lista de palavras-chave

A combinação de lista de palavras-chave permite que você adicione os termos já usados na guia “Descobrir novas palavras-chave”. Esse processo é feito por meio do upload de um arquivo em Excel. Assim, a ferramenta apresentará indicações compatíveis com a estratégia. Desse modo, é possível ter ideias e insights para criar conteúdos e campanhas.

4. Criação de campanha baseada em um plano

A criação de campanha baseada em um plano pré-configurado é feita a partir da análise das informações. Então, clique em “Criar campanha”, nomeie e informe o orçamento.

5. Análise da concorrência

A análise da concorrência tem como objetivo identificar quais palavras-chave outras empresas do setor estão usando. Essa função está inserida dentro da descoberta de termos. Nesse sentido, basta escolher o item “Começar com um site” e colocar a URL desejada. Então, clique em “Ver resultados” para ter boas ideias para o seu tráfego pago.

Por que é importante utilizar o Google Keyword Planner?

Homem usando um notebook enquanto toma café.
O Google Keyword Planner permite planejar e otimizar seu orçamento de marketing de forma acertarada.

É importante utilizar o Google Keyword Planner para criar campanhas e conteúdos de modo estratégico. Primeiramente, ele oferece uma compreensão mais profunda das tendências de pesquisa e do comportamento do usuário na internet, permitindo que você identifique as palavras-chave mais relevantes e populares para o seu nicho de mercado. 

Outra vantagem é a capacidade de avaliar a competitividade de determinadas palavras-chave e obter estimativas de custo por clique, o que permite planejar e otimizar seu orçamento de marketing de forma mais eficiente.

Quais são as vantagens de usar o Google Keyword Planner?

  • Você conhece o volume de pesquisa de cada palavra-chave.
  • É possível listar os termos em uma planilha.
  • Sua equipe obtém insights de temas e subtemas para o blog.
  • A ferramenta permite fazer buscas por localização geográfica.
  • O relatório traz uma previsão de lance para facilitar a definição do seu orçamento.
  • Você descobre a concorrência da palavra-chave para saber se será difícil ranqueá-la.
  • Sua estratégia se torna mais acertada, porque você foca na qualidade, em vez da quantidade de palavras.

Como usar o Google Keyword Planner?

Veja abaixo, o passo a passo para começar a usar o Google Keyword Planner:

Faça o seu cadastro no Google Ads.

1. Configure a campanha.

2. Insira as informações do anúncio.

3. Clique no Google Keyword Planner no menu de ferramentas.

4. Escolha a opção desejada: busca de novas palavras-chave ou volume de pesquisas e previsões.

Para usar o Google Keyword Planner, você precisa definir exatamente qual é seu objetivo. A descoberta de palavras-chave é ideal para identificar a performance de algum termo específico. Assim, você também saberá qual o volume de buscas e também poderá usar uma URL para monitorar a concorrência.

Caso queira criar uma campanha, clique no menu superior da tela e escolha a opção. Então, faça a configuração conforme os termos definidos, nomeie o anúncio e salve.

7 dicas para fazer uma análise eficiente de palavras-chave

1. Considere as suas personas

Leve  em consideração as personas da sua marca para fazer a sua análise no planejador de palavras-chave do Google. Ao saber quais são suas dores, necessidades e preferências, fica mais fácil saber quais são os melhores termos para atraí-los.

2. Avalie o volume de pesquisas

O volume de pesquisas indica se as pessoas têm interesse por determinada palavra-chave. Portanto, essa é uma forma de gerar tráfego qualificado para seu blog ou site.

3. Use o Google

Além do Google Keyword Planner, o próprio mecanismo de pesquisa da plataforma, permite saber quais são as buscas mais feitas pelos usuários. É só começar a digitar e ver as sugestões trazidas pelo buscador.

4. Pesquise múltiplas palavras-chave

Um recurso do Google Keyword Planner é pesquisar várias palavras-chave de uma só vez. Você pode colocá-las no campo separadas por vírgula e o resultado trará detalhes de cada uma delas. Dessa forma, você pode fazer comparações eficientes.

5. Opte por perguntas

As perguntas costumam ser mais usadas pelos usuários para fazer pesquisas. Portanto, esse tipo de palavra-chave fará diferença em sua estratégia. 

6. Busque as palavras-chave por localidade

Para negócios físicos, uma boa dica é fazer a pesquisa por localidade. Aqui, o propósito é melhorar a segmentação e a personalização da estratégia.

7. Veja a relevância das palavras-chave secundárias

Também chamadas de palavras-chave de apoio, os termos secundários permitem que você trabalhe o tema de forma mais eficiente e menos repetitiva. Isso ajuda a posicionar melhor o seu conteúdo ou site.

Todas essas dicas permitem que você obtenha melhores resultados. Afinal, o Google Keyword Planner traz insights relevantes, que ajudam a alcançar os seus objetivos estratégicos.

Então, que tal ajudar outras pessoas a usarem essa ferramenta da forma certa? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Em resumo

O que é Google Planner?

O Google Keyword Planner é um planejador de palavras-chave. Ele sinaliza quais termos são mais buscados e qual é sua previsão e custo. Assim, é possível usá-los de forma estratégica para ranquear melhor o seu site, conteúdos ou campanhas pagas.

Como usar o Google Keyword?

– Faça o seu cadastro no Google Ads.
– Configure a campanha.
– Insira as informações do anúncio.
– Clique no Google Keyword Planner no menu de ferramentas.
– Escolha a opção desejada: busca de novas palavras-chave ou volume de pesquisas e previsões.

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