O que é RevOps: descubra como funciona

O alinhamento entre os departamentos de vendas e marketing é fundamental para escalar os resultados de um negócio. Quando essas áreas colaboram com o Customer Success, o crescimento é ainda maior. Isso é chamado de Revenue Operations (RevOps).

Compartilhar as metas entre os times, possibilita desenvolver estratégias integradas que abrangem todas as etapas do funil de vendas, desde a aquisição até a retenção de clientes. Essa abordagem é indispensável para maximizar a receita de uma empresa.

Quer compreender melhor o que é RevOps, seus princípios e como implementá-lo na sua empresa? Então, leia este conteúdo até final que iremos explicar tudo! 

O que é Revenue Ops (RevOps)?

O Revenue Ops (RevOps), em português “Operações de Receita”, é um departamento composto por três áreas estratégicas: vendas, marketing e customer success. Seu objetivo é desenvolver estratégias interligadas capazes de maximizar a receita de um negócio.

Toda Jornada de Compra passa por esses três setores. Inicialmente, a equipe de marketing é encarregada de atrair e nutrir os leads. Em seguida, o time de vendas finaliza as negociações e, por último, CS assume a responsabilidade de reter os clientes.

Dessa forma, ao conectar esses departamentos, é possível alcançar maior eficiência e resultados mais robustos. Afinal, além da troca de informações, ambos os setores podem proporcionar uma experiência personalizada e única aos clientes.

Como funciona o RevOps?

O RevOps funciona a partir da centralização de objetivos. Assim, as equipes de vendas, marketing e customer success passam a adotar processos dinâmicos para alcançar uma meta em comum: aumentar o faturamento da empresa.

Nesse sentido, a rotina de trabalho, bem como o desenvolvimento de estratégias desses departamentos passam pela seguintes otimizações:

  • compartilhamento de dados;
  • análise de métricas em conjunto;
  • integração de ferramentas;
  • alinhamento de campanhas de marketing.

É importante destacar que os setores continuam com suas demandas individuais. Portanto, implementar o RevOps não implica na divisão das responsabilidades de cada departamento, mas sim no alinhamento das estratégias e ações.

Quais são as 4 bases do RevOps?

Para que o RevOps seja implementado de forma eficiente, o departamento deve se basear em 4 bases:

1. Planejamento estratégico

O primeiro passo é estabelecer metas claras e definir estratégias para alcançá-las. Isso envolve a criação de um plano estratégico que guiará todas as ações futuras.

2. Sistemas, operações e processos

Para executar as estratégias com sucesso, é essencial ter sistemas, operações e processos eficientes em vigor. Isso inclui a implementação de tecnologia adequada e a definição de fluxos de trabalho eficazes.

3. Qualificação e ferramentas apropriadas

A terceira base do RevOps envolve a seleção das ferramentas certas e o treinamento das equipes para utilizá-las de forma eficaz. A tecnologia desempenha um papel crucial na coleta e análise de dados.

4. Analytics

O último pilar do RevOps é a análise de dados. É por meio da análise que você avalia o desempenho, identifica áreas de melhoria e toma decisões informadas.

Quais são os pilares do RevOps?

Gráfico de setas calculando RevOps

Além das quatro bases, o RevOps também se apoia em três pilares:

Alinhamento

O alinhamento entre as equipes de vendas, marketing e atendimento é o coração do RevOps. Quando todos compartilham uma visão comum e trabalham em direção aos mesmos objetivos, a empresa se torna mais eficiente em suas ações. 

Segmentação

A segmentação envolve a identificação de públicos-alvo, bem como a definição da persona da sua marca. Isso aumenta a eficácia das campanhas de marketing e vendas.

Otimização

A otimização é uma busca constante por melhorias. Por meio da análise de dados e do feedback dos clientes, é possível aprimorar continuamente os processos e estratégias.

Por que devo investir em RevOps?

Em muitas empresas, é comum enfrentar desafios quando o time de marketing gera leads, mas as vendas não conseguem concretizá-las, ou vice-versa. A sincronização entre esses dois departamentos é essencial para o crescimento eficaz dos negócios.

A solução para essa situação é adotar uma estratégia de vendarketing, que integra as ações de vendas e marketing. Essa abordagem busca alinhar os esforços de ambos os departamentos, permitindo uma colaboração mais estreita e eficaz.

Por outro lado, se sua empresa é capaz de atrair leads, fechar vendas, mas o time de CS enfrenta desafios na retenção de clientes e na capacidade de complementar a oferta que os clientes adquiriram, o Revenue Ops é a solução!

Ele atua como um elo entre essas equipes, eliminando lacunas e otimizando os processos. O resultado não poderia ser outro: crescimento contínuo da receita.

De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Group, o Revenue Operations é capaz de ampliar em até 200% o Retorno Sobre Investimento (ROI) das campanhas de marketing digital. E não para por aí: o departamento potencializa em até 20% a satisfação dos clientes e a produtividade em vendas de um negócio.

A seguir, veja outros benefícios de implementar o RevOps na sua organização:

  • diminuição da taxa de churn;
  • coordenação estratégica entre os departamentos;
  • mais compreensão e identificação de oportunidades.
  • compartilhamento de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Como implementar o RevOps na minha empresa?

Para implementar o RevOps na sua empresa, siga esses quatro passos cruciais para o sucesso:

1. Estabeleça metas claras

O primeiro passo para a implementação bem-sucedida do RevOps é estabelecer metas claras e específicas. Todos os departamentos envolvidos devem compreender esses propósitos e trabalhar em conjunto para alcançá-los. Defina indicadores-chave de desempenho (KPIs) que ajudem a medir o progresso em direção a esses objetivos

2. Adote as ferramentas certas

A utilização de ferramentas adequadas sendo uma das bases do RevOps, é imprescindível a implementação de programas que ajudam na coleta e análise de dados.

Nesse sentido, o Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) desempenha um papel crucial no suporte à obtenção de informações relevantes.

Ele permite que sua equipe registre interações com clientes, acompanhe o histórico de compras, identifique tendências e personalize a comunicação.

3. Treinamento das equipes

A implementação do RevOps requer que as equipes de vendas, marketing e customer success estejam alinhadas com a nova abordagem. Portanto, o treinamento é fundamental.

Certifique-se de que sua equipe compreenda os princípios do RevOps, os objetivos comuns e os processos de colaboração. Fornecer treinamento contínuo também é importante, pois as estratégias e tecnologias podem evoluir ao longo do tempo.

4. Análise de dados e otimizações

Colete dados relacionados a todas as etapas do ciclo de vida do cliente, desde o marketing inicial até a retenção. Use essas informações para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização. Mantenha uma cultura de análise contínua e adapte suas estratégias com base nas informações obtidas.

Deseja se tornar um especialista no Marketing Digital? Não perca tempo, visite o nosso blog!

Explore o universo das tendências do Marketing Digital e mantenha-se à frente dos seus concorrentes. Ao navegar pelo blog da GMZ.MOKE, você terá acesso a informações valiosas e dicas práticas que o orientarão na construção e fortalecimento da sua presença online.

Em resumo

O que é Revenue Operations (RevOps)?

O Revenue Ops (RevOps), em português “Operações de Receita”, é um departamento composto por três áreas estratégicas: vendas, marketing e customer success. Seu objetivo é desenvolver estratégias interligadas capazes de maximizar a receita de um negócio.

O que é Rev no marketing digital?

No marketing digital, o Revenue Ops (RevOps) é um departamento que envolve três áreas estratégicas: vendas, marketing e customer success. Seu objetivo é desenvolver estratégias integradas para ampliar o faturamento da empresa.

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.