Seu e-commerce recebe muitos visitantes, mas o número de vendas está baixo? À primeira vista, você acredita que o erro está na estrutura da sua página ou na capacitação da sua equipe, e de fato, pode ser isso. Porém, o problema central está na taxa de conversão!
Essa é uma das métricas de Inbound Marketing que precisa ser acompanhada com frequência. Ainda assim, muitos a deixam de lado, acreditando que somente a geração de leads vai resultar em um grande número de vendas.
Mas afinal, o que é essa taxa e como calculá-la? Continue com a leitura que vamos responder a essas e outras dúvidas. Vem com a gente!
A taxa de conversão é uma métrica que mostra o percentual de pessoas que realizaram uma determinada ação, como efetivar uma compra, preencher um formulário, se inscrever em uma newsletter ou baixar um material.
Na prática, cada uma dessas ações representa um avanço na etapa do funil de vendas. Por exemplo, um visitante que deixou seu contato em uma Landing Page foi convertido em lead. Ou um lead que efetua uma compra torna-se um cliente.
Portanto, a taxa de conversão está mais relacionada à geração de oportunidades do que apenas com a concretização de vendas. Mesmo assim, ela é relevante, porque essas possibilidades podem levar ao fechamento de negócios.
A taxa de conversão é importante para avaliar o desempenho das ações de marketing digital. Dessa forma, é possível identificar quais delas são mais eficazes e quais precisam de otimizações.
Isso permite entender se os resultados são satisfatórios em relação ao investimento realizado. Além disso, ajuda a identificar os gargalos ao longo do funil de vendas e aprimorá-los.
Em outras palavras, por meio dela, é possível identificar as estratégias que realmente contribuem para a geração de leads e a concretização de vendas. A partir disso, é possível fazer ajustes ao longo do caminho para alcançar o melhor resultado possível.
Ao mesmo tempo, monitorar este indicador ajuda a tomar decisões mais informadas, especialmente no que se refere à aquisição de clientes e ao relacionamento com o público-alvo.
Para calcular a taxa de conversão basta dividir o total de conversões pela quantidade de usuários e multiplica por 100.
No entanto, antes de fazer o cálculo, você precisa definir os seus objetivos de marketing. Isso porque a taxa de conversão pode ser referente a aquisição de visitantes, leads ou clientes. Para facilitar o entendimento, veja o passo a passo abaixo:
Comece definindo o objetivo de marketing a ser conquistado e mensurado. Existem várias possibilidades, que vão desde cadastros em uma Landing Page até a concretização das vendas.
Lembre-se de que essa meta deve estar alinhada com a estratégia do negócio. Afinal, não faz sentido iniciar uma campanha de geração de tráfego para o seu blog e esperar que isso gere resultados significativos em vendas.
A seguir, veja alguns exemplos de conversões:
Ao calcular a taxa de conversão, o mais importante é coletar dados relevantes. Isso porque existe um grande número de informações disponíveis, mas nem todas elas são úteis para sua empresa naquele momento.
Portanto, verifique qual é o objetivo da conversão e veja quais dados devem ser mensurados. Por exemplo, se for o download de um e-book, veja quantos usuários entraram na página e quantos efetivamente baixaram o material.
Perceba que, nesse caso, que o foco não está na quantidade de vendas, pois o objetivo da conversão é gerar leads por meio do download de e-book.
Enfim, chega a hora de calcular a taxa de conversão. A fórmula é a seguinte:
Taxa de conversão = (número de conversões no período ÷ total de contatos gerados) × 100
Por exemplo, imagine que o seu objetivo de conversão seja envio de contato via formulário. Analisando os dados relativos a essa ação, você verifica que a Landing Page recebeu 2.000 visitas. Por sua vez, 800 pessoas deixaram seus contatos nesse canal.
Assim, aplicando os valores na fórmula, temos:
Taxa de conversão = (800 ÷ 2.000) × 100
= 0,4 × 100
= 40%
Não existe uma fórmula pronta para interpretar os seus resultados da taxa de conversão. Isso porque cada empresa tem a sua medida histórica. Sendo assim, é crucial analisar esses dados de acordo com o contexto da sua organização e de seus objetivos de negócio.
Por exemplo, você pode realizar uma comparação com a taxa de conversão correspondente ao mesmo período do ano anterior. Ou, simplesmente, comparar o desempenho de duas Landing Pages e verificar qual performou melhor na geração de leads.
Outra possibilidade é fazer uma comparação com empresas do seu setor. Isso pode oferecer insights valiosos sobre como sua taxa de conversão se compara com a média do mercado e identificar oportunidades de melhorias.
De todo modo, saiba que esse índice pode variar de acordo com as estratégias do negócio. Nesse caso, não precisa se assustar. O que você precisa avaliar é se a métrica auxilia o desenvolvimento do negócio.
Em uma campanha de Inbound Marketing, diversas estratégias são empregadas para maximizar a taxa de conversão. Cada uma delas está alinhada a um objetivo específico, seja ela atrair visitantes, gerar e qualificar leads ou reter clientes.
A seguir, confira as ações que podem ser adotadas para alcançar esses propósitos:
Então, gostou de saber mais sobre essa métrica de Inbound marketing? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para mostrar a relevância desse assunto para outras pessoas.
Taxa de conversão é uma métrica que mostra o percentual de pessoas que realizaram uma determinada ação, como efetivar uma compra, preencher um formulário, se inscrever em uma newsletter ou baixar um material.
Para calcular a taxa de conversão basta dividir o total de conversões pela quantidade de usuários e multiplica por 100. (Total de conversões / Total de visitantes) x 100.
Os indicadores de conversão servem para revelar os avanços de um potencial cliente no funil de vendas. Por exemplo, um visitante que deixou seu contato em uma Landing Page foi convertido em lead. Ou um lead que efetua uma compra torna-se um cliente.
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