🏆 Eleita em 1ª Lugar em Especialista em Sucesso de Marketing no prêmio RD Station Limitelss 2024 (Diamond).

Blog da Cotac tem aumento de 3.078% nas palavras-chave indexadas em apenas 5 meses

O case de sucesso do blog da Cotac é uma prova de que resultados orgânicos podem ser alcançados mais rápido do que se imagina. Em setembro de 2024, iniciamos a estratégia de SEO do zero, com apenas 14 termos indexados. Em janeiro de 2025, contamos com 445, um aumento de 3.078%.

Embora a Cotac já atuasse no marketing digital há alguns anos, no segundo semestre de 2024, a empresa decidiu intensificar seu investimento em Marketing de Conteúdo e SEO. O objetivo era ampliar sua presença online, aumentar o tráfego orgânico e fortalecer o reconhecimento da marca.

Continue a leitura e entenda como conseguimos conquistar estes resultados sólidos em apenas 4 meses. Acompanhe!

Conheça a Cotac

A Cotac é uma concessionária autorizada da General Motors (GM) com uma trajetória de sucesso desde 1928. Reconhecida como uma das mais tradicionais franquias Chevrolet do Brasil, a empresa tem sede em Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande São Paulo.

Com um compromisso com a inovação e excelência, a Cotac se destaca não só pela sua longa história, mas também pelo empenho em estar na vanguarda das inovações da marca. 

O Desafio

O principal desafio enfrentado foi criar um blog totalmente do zero para a Cotac, sem nenhuma presença anterior nos motores de busca. A empresa contava somente com o site institucional, que não estava totalmente otimizado para atrair tráfego orgânico.

Começar com uma página em branco exigiu um trabalho cuidadoso de pesquisa de palavras-chave, planejamento de conteúdo e definição de temas que se conectassem com os interesses da audiência da Cotac.

Além disso, foi preciso garantir que a estrutura do blog fosse otimizada para SEO desde o início, para que os artigos fossem indexados corretamente no Google.

A solução

Para garantir que o blog fosse eficaz desde o início, começamos criando uma página totalmente pensada na usabilidade do usuário. O objetivo era proporcionar uma experiência de navegação fluida e intuitiva, com fácil acesso aos conteúdos e uma interface atraente.

Em seguida, fizemos um mapeamento estratégico de conteúdo, dividido em quatro clusters principais: Carros da Chevrolet, Dica Automotiva, Novidades Chevrolet e Compras de Carro. Essas categorias foram estrategicamente escolhidas para atender aos diferentes estágios da jornada do cliente: topo, meio e fundo de funil.

Desing de Futuros da GMZ.MOKE

A partir desse mapeamento, criamos conteúdos em formato de topic clusters, ou seja, uma rede interligada de posts que abordam temas complementares. Essa tática não apenas ajudou a melhorar a navegação interna do blog, mas também favoreceu a otimização para SEO, uma vez que o Google valoriza a estrutura de conteúdo interconectada.

Os resultados

A seguir, confira os resultados de setembro de 2024 a janeiro de 2025:

Aumento de 3.078% nas palavras-chave indexadas no Google

Em setembro de 2024, começamos a estratégia de SEO do início, com apenas 14 palavras-chave indexadas. Atualmente, já alcançamos 445, o que representa um aumento de 3.078%.

Crescimento de 755% no tráfego orgânico do blog

Em apenas 5 meses, passamos de 1 para 144 acessos orgânicos, registrando um crescimento de 14.300%. Além disso, em dezembro de 2024, registramos 33 acessos e, no mês seguinte, tivemos um aumento expressivo de 336%, consolidando o avanço contínuo da estratégia.

Diversos “People Also Ask” conquistados

De dezembro de 2024 a janeiro de 2025, conquistamos 20 seções no “As Pessoas Também Perguntam” para termos como “carros da Chevrolet”, “Tracker SUV”, “qual a melhor época para comprar carro” e “SUV da Chevrolet”, entre outros.

Aumento de 7.355% total de impressões

Nesse período, o total de impressões — número de vezes que o domínio foi exibido no Google — cresceu de 169 para impressionantes 12.600, o que representa um aumento de 7.355%.

Com o avanço da estratégia de blog, a tendência é que esses resultados continuem a crescer de forma consistente. À medida que mais conteúdos relevantes e bem estruturados são publicados, a autoridade do site aumenta, impulsionando o tráfego orgânico e o engajamento do público-alvo.

Além disso, a otimização contínua dos artigos, aliada a uma estratégia de Topic Clusters, reforça a relevância do blog para mecanismos de busca, consolidando a marca como referência no setor.

Quer saber como a GMZ.MOKE pode impulsionar o sucesso do seu negócio? Explore nossas soluções e seja o próximo destaque em nossos cases de sucesso!

Equipe responsável por esse case

João Marcello Bonzolan (Head de Conteúdo).

Renan Omura (Analista de Conteúdo).

Beatriz Bezerra (Estagiária de Conteúdo).

estamos prontos para te atender

Vamos fazer negócio

Potencialize sua presença online! Descubra como a GMZ
pode impulsionar o seu negócio para o sucesso digital.