O case de sucesso do blog da Cotac é uma prova de que resultados orgânicos podem ser alcançados mais rápido do que se imagina. Em setembro de 2024, iniciamos a estratégia de SEO do zero, com apenas 14 termos indexados. Em janeiro de 2025, contamos com 445, um aumento de 3.078%.
Embora a Cotac já atuasse no marketing digital há alguns anos, no segundo semestre de 2024, a empresa decidiu intensificar seu investimento em Marketing de Conteúdo e SEO. O objetivo era ampliar sua presença online, aumentar o tráfego orgânico e fortalecer o reconhecimento da marca.
Continue a leitura e entenda como conseguimos conquistar estes resultados sólidos em apenas 4 meses. Acompanhe!
A Cotac é uma concessionária autorizada da General Motors (GM) com uma trajetória de sucesso desde 1928. Reconhecida como uma das mais tradicionais franquias Chevrolet do Brasil, a empresa tem sede em Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande São Paulo.
Com um compromisso com a inovação e excelência, a Cotac se destaca não só pela sua longa história, mas também pelo empenho em estar na vanguarda das inovações da marca.
O principal desafio enfrentado foi criar um blog totalmente do zero para a Cotac, sem nenhuma presença anterior nos motores de busca. A empresa contava somente com o site institucional, que não estava totalmente otimizado para atrair tráfego orgânico.
Começar com uma página em branco exigiu um trabalho cuidadoso de pesquisa de palavras-chave, planejamento de conteúdo e definição de temas que se conectassem com os interesses da audiência da Cotac.
Além disso, foi preciso garantir que a estrutura do blog fosse otimizada para SEO desde o início, para que os artigos fossem indexados corretamente no Google.
Para garantir que o blog fosse eficaz desde o início, começamos criando uma página totalmente pensada na usabilidade do usuário. O objetivo era proporcionar uma experiência de navegação fluida e intuitiva, com fácil acesso aos conteúdos e uma interface atraente.
Em seguida, fizemos um mapeamento estratégico de conteúdo, dividido em quatro clusters principais: Carros da Chevrolet, Dica Automotiva, Novidades Chevrolet e Compras de Carro. Essas categorias foram estrategicamente escolhidas para atender aos diferentes estágios da jornada do cliente: topo, meio e fundo de funil.
A partir desse mapeamento, criamos conteúdos em formato de topic clusters, ou seja, uma rede interligada de posts que abordam temas complementares. Essa tática não apenas ajudou a melhorar a navegação interna do blog, mas também favoreceu a otimização para SEO, uma vez que o Google valoriza a estrutura de conteúdo interconectada.
A seguir, confira os resultados de setembro de 2024 a janeiro de 2025:
Em setembro de 2024, começamos a estratégia de SEO do início, com apenas 14 palavras-chave indexadas. Atualmente, já alcançamos 445, o que representa um aumento de 3.078%.
Em apenas 5 meses, passamos de 1 para 144 acessos orgânicos, registrando um crescimento de 14.300%. Além disso, em dezembro de 2024, registramos 33 acessos e, no mês seguinte, tivemos um aumento expressivo de 336%, consolidando o avanço contínuo da estratégia.
De dezembro de 2024 a janeiro de 2025, conquistamos 20 seções no “As Pessoas Também Perguntam” para termos como “carros da Chevrolet”, “Tracker SUV”, “qual a melhor época para comprar carro” e “SUV da Chevrolet”, entre outros.
Nesse período, o total de impressões — número de vezes que o domínio foi exibido no Google — cresceu de 169 para impressionantes 12.600, o que representa um aumento de 7.355%.
Com o avanço da estratégia de blog, a tendência é que esses resultados continuem a crescer de forma consistente. À medida que mais conteúdos relevantes e bem estruturados são publicados, a autoridade do site aumenta, impulsionando o tráfego orgânico e o engajamento do público-alvo.
Além disso, a otimização contínua dos artigos, aliada a uma estratégia de Topic Clusters, reforça a relevância do blog para mecanismos de busca, consolidando a marca como referência no setor.
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João Marcello Bonzolan (Head de Conteúdo).
Renan Omura (Analista de Conteúdo).
Beatriz Bezerra (Estagiária de Conteúdo).
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