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ABM Marketing: como e por que aplicar Account-Based Marketing no seu negócio

A segmentação faz parte de qualquer estratégia de atração e retenção de clientes. Ainda assim, esse processo nem sempre é feito de forma eficiente devido a diferentes fatores. Mudar essa realidade é a proposta do ABM Marketing, que visa a selecionar contas previamente para que a sua campanha apareça somente para elas.

Essa é uma forma de trabalhar o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP). Por isso, é uma estratégia que vale para qualquer tipo de negócio e tem a possibilidade de trazer excelentes resultados.

Então, que tal conhecer melhor o Account-Based Marketing e saber como ele pode ajudar sua empresa? Além disso, também veremos como implementar essa estratégia. Continue lendo.

O que é ABM Marketing?

ABM Marketing é uma estratégia de atração, conversão e retenção de clientes de forma personalizada. Assim, os esforços do vendarketing são voltados para a criação de campanhas e seleção de contas que possam gerar leads qualificados. A sigla significa Account-Based Marketing, ou Marketing Baseado em Contas.

Portanto, a proposta é atuar de forma direcionada e aumentar as chances de conquistar clientes específicos. Além disso, a estratégia também ajuda os leads a avançarem na jornada de compra.

Nesse sentido, a eficiência da estratégia depende diretamente de fazer a prospecção do ICP. Portanto, o ABM pode ser trabalhado em conjunto com o inbound marketing.

Então, qual é a diferença entre eles? O inbound marketing é mais abrangente e não faz uma seleção prévia de contas. Ou seja, o ABM Marketing é mais direcionado.

Para entender melhor, é possível comparar essas estratégias a um jogo de futebol. Por exemplo, os jogadores estão correndo no campo e um deles chega à pequena área e chuta para o gol. Para isso, ele precisa se desvencilhar da marcação e do goleiro. Portanto, ele pode acertar ou errar. Tudo depende das condições apresentadas e de sua qualidade.

Por sua vez, o ABM seria um pênalti. Não tem ninguém, além do goleiro, na frente do jogador. Assim, fica muito mais fácil acertar, porque é algo direcionado. Ainda é possível perder a oportunidade, mas a chance de fazer um gol é maior.

Quais as vantagens de investir em Account-Based Marketing?

As equipes de marketing e vendas trabalham de forma alinhada

O alinhamento de marketing e vendas é fundamental para o sucesso do negócio. Isso é potencializado no ABM com a definição de que potenciais clientes são contas. Portanto, as duas equipes atuam em conjunto para conseguir atraí-los.

É diferente do que acontece no inbound marketing. Nesse modelo tradicional, os leads são divididos entre marketing e vendas. Assim, cada time trabalha em uma ponta e é difícil alcançar o alinhamento.

O ROI aumenta

O ABM Marketing tende a gerar o aumento do Retorno sobre o Investimento (ROI), métrica de venda útil em qualquer empresa. Isso porque o direcionamento das campanhas eleva a chance de fazer negócios. Então, em vez de “atirar” para todos os lados, você acerta o alvo.

Ao mesmo tempo, isso gera um índice de desperdício mais baixo. Afinal, consegue-se investir no que realmente faz sentido e criar campanhas bastante específicas. Com isso, o custo tende a ser menor.

O ciclo de vendas é simplificado

O direcionamento claro da estratégia de Account-Based Marketing faz com que os processos sejam mais simples. As etapas de prospecção, contato, qualificação, apresentação, avaliação e fechamento são mais rápidas e têm um custo mais baixo.

Esse ciclo simplificado é benéfico, especialmente para as vendas complexas. Isso porque o relacionamento com o cliente é mais próximo, o que gera aumento do engajamento e redução de gargalos.

A experiência do cliente melhora e é mais consistente

A experiência do usuário é o que faz a diferença para a conversão e manutenção da conta. Além de conhecer sua persona, o uso do ABM Marketing permite adotar uma abordagem específica e selecionar os conteúdos com maior chance de atrair os potenciais clientes.

Apesar disso, os resultados podem levar algum tempo para aparecerem. Portanto, é necessário manter a consistência, estudar muito sobre a conta e empregar esforços. Desse modo, conseguirá atingir os objetivos esperados.

O tempo e o recurso são otimizados

Além de ser bem direcionada, a estratégia ABM possibilita identificar as contas com mais chances de sucesso. Assim, você pode focar os seus esforços para reduzir o ciclo de vendas.

O serviço é mais personalizado

Por ter o ICP no centro da estratégia, o ABM Marketing permite personalizar experiências para atrair clientes e convertê-los. Da mesma forma, fica mais fácil identificar as técnicas de vendas mais indicadas para cada caso, a fim de ter melhores resultados.

O seu negócio pode expandir

Com o alcance de melhores resultados, é possível traçar investimentos e prever possibilidades de expansão do negócio.

Quais são os tipos de ABM Marketing?

One-to-one

O ABM Marketing One-to-one é aquele em que se busca adotar uma estratégia bem personalizada, compreendendo os interesses e dores da persona. Para isso, é necessário conhecer os históricos e os perfis dos gestores e dos tomadores de decisão. Ademais, vale a pena saber como está a movimentação do mercado e da concorrência.

Assim, fica mais fácil saber quais argumentos devem ser usados para fechar negócio com determinada conta. Por isso, essa estratégia também é chamada de ABM Estratégico e requer a escolha de uma conta altamente relevante para as operações do seu negócio.

A limitação dessa alternativa é ser indicada para uma quantidade limitada. Portanto, é válido utilizá-la apenas para contas-chave. Algumas ações que podem ser adotadas são eventos privados, reuniões exclusivas e oferta de presentes e brindes.

One-to-few

O Account-Based Marketing One-to-few usa uma única estratégia para um cluster de contas semelhantes. Ou seja, você cria grupos com similaridades (como mesmo nicho ou clientes parecidos) e cria campanhas que se ajustem a esse contexto. Por isso, há uma genericidade maior, mas ainda tem personalização.

O foco do também conhecido como ABM Lite é não lidar de forma hiper-segmentada. No entanto, ainda identificar pontos em comum entre as contas para gerar conteúdos personalizados. Assim, é possível criar landing pages, webinars e eventos direcionados a grupos predeterminados.

One-to-many

A estratégia One-to-many do ABM aplica uma estratégia para uma maior quantidade de contas. Aqui, elas também são reunidas conforme semelhanças, como estágio no ciclo de vendas, localização etc. A diferença para o One-to-few é o volume mais elevado. Ainda assim, existe certo nível de personalização.

Essa estratégia também é denominada ABM Programático. Para ser aplicada, é preciso usar técnicas que permitam detectar pontos de interesse e customizar ações e campanhas. Por exemplo, pesquisa de IP reverso e ferramentas de segmentação. A partir disso, consegue-se criar campanhas de e-mail marketing e mídias pagas.

Como funciona uma estratégia de ABM Marketing?

Quadro com estratégia de ABM Marketing.
Planejamento de estratégias de ABM Marketing.

Uma estratégia de ABM Marketing funciona por meio da seleção dos potenciais clientes com base no ICP e criação de campanhas de atração e relacionamento. Os conteúdos devem ser específicos e personalizados para surtirem o efeito esperado. A partir disso, as equipes de marketing e vendas devem atuar de forma conjunta para atingir o objetivo.

Todo esse processo depende de uma série de elementos, que ajudam a construir a estratégia do Account-Based Marketing.

Elementos do ABM Marketing

  • Definição de contas;
  • Criação da lista de decisores relativos a cada conta;
  • Produção de conteúdos personalizados;
  • Execução das campanhas;
  • Mensuração dos resultados.

Passo a passo para colocar uma estratégia de ABM Marketing na prática

  • Defina as contas inseridas na estratégia;
  • Gere a lista de contas e decisores;
  • Crie conteúdos e ofertas personalizados;
  • Elabore e execute as campanhas;
  • Mensure os resultados.

1. Defina as contas inseridas na estratégia

Comece identificando seu ICP, analisando quais são os melhores clientes da sua base. Nesse sentido, alguns aspectos importantes são o engajamento, conhecimento das funcionalidades e quais contas indicaram uma melhor nota de Net Promoter Score (NPS).

Em seguida, é possível procurar empresas com perfis semelhantes no mercado. Inclusive, vale a pena iniciar com um nicho, porque isso tende a facilitar o processo.

2. Gere a lista de contas e decisores

A partir da verificação, crie a lista de contas online e offline com a segmentação predeterminada. Ela deve incluir segmentos-chave, lista de descartes de leads e empresas que usam o produto ou serviço da concorrência. Ainda é possível fazer a extração dos dados conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

A partir da formação dessa lista do ABM, garanta o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Então, defina um filtro de seleção. O próximo passo é identificar os decisores e influenciadores, e criar uma mensagem diferenciada para a abordagem de cada um deles.

3. Crie conteúdos e ofertas personalizados

Com a lista do ABM Marketing pronta, defina a estratégia de conteúdo a ser utilizada. Nesse cenário, é fundamental investir na personalização para conversar com o cliente e estabelecer um relacionamento. Perceba que essa é uma forma de mostrar que conhece a realidade dessa pessoa e que pode ajudá-la a resolver seus problemas.

4. Elabore e execute as campanhas

A validação das contas e a criação de conteúdos personalizados fazem com que seja possível começar as campanhas de Account-Based Marketing. Nesse processo, várias iniciativas podem ser adotadas, como eventos, upsell, prevenção da elevação da taxa de churn, awareness etc.

5. Mensure os resultados

A última etapa é a mensuração dos resultados. A ideia é saber quantas oportunidades de vendas foram geradas na campanha, quantas empresas seguiram pelo pipeline, a taxa de fechamento, a velocidade do funil de vendas e mais.

Aqui, existem duas principais dicas. A primeira delas é ter o feedback da equipe de vendas para ser possível fazer um alinhamento preciso. A segunda é evitar métricas secundárias, como taxas de cliques e visitantes únicos. Ou seja, os indicadores devem analisar realmente o que impacta a sua empresa.

Como analisar os resultados do Account-Based Marketing?

Você pode analisar os resultados do Account-Based Marketing por meio de indicadores de desempenho (KPIs). No entanto, eles precisam ser bem específicos para ser possível obter as informações e os insights esperados.

Métricas para analisar no ABM Marketing

  • Engajamento da conta;
  • Conscientização dos consumidores em relação à sua marca;
  • Relacionamento com a conta (dados de inscrições e trials, download de materiais etc.);
  • Alcance;
  • Awareness.

Principais indicadores do ABM Marketing

  • Receptividade da conta-alvo;
  • Taxa de conversão de contas qualificadas;
  • ROI;
  • Fidelização do cliente;
  • Alcance do público-alvo;
  • Impacto nas vendas;
  • Custo por Marketing Qualified Account (MQA);
  • Engajamento do público-alvo;
  • Custo por aquisição de cliente;
  • Total de MQAs;
  • Tempo do ciclo de vendas;
  • Quantidade de pontos de contatos criados até se transformar em uma oportunidade.

Quais são as principais ferramentas de ABM Marketing do mercado?

Maestro ABM

O Maestro ABM é específico para o Account-Based Marketing e ajuda a desenvolver campanhas com base nessa metodologia. A grande vantagem desse sistema é alinhar a estratégia entre atendimento, marketing e vendas. Além disso, ele permite mensurar as campanhas em tempo real.

A partir disso, fica mais fácil saber quais contas estão engajadas, os pontos de contato mais importantes para fechar negócio etc. Sem contar que também é possível integrar a outros softwares, como Hubspot, Google Calendar e RD Station.

Sales Intelligence

O sistema da Cortex Sales Intelligence atua na inteligência de dados. Por isso, ele ajuda a encontrar o ICP, identificar o tamanho do mercado, analisar clientes e mais.

RD Station CRM

O RD Station CRM permite controlar todo o processo comercial. Assim, você identifica seu fluxo de vendas, monitora o desempenho da equipe, registra as ações em um histórico, entre outras possibilidades.

Com todas essas informações, você entendeu que o ABM Marketing pode ser crucial para o alcance de bons resultados no seu negócio. Essa é uma forma de melhorar o seu desempenho, alinhar as ações de marketing e vendas, e atuar de maneira ainda mais estratégica.

Então, quer saber mais sobre essa e outras estratégias que podem impulsionar seu negócio? Siga o perfil da GMZ.MOKE no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e informe-se.

Em resumo

O que significa a sigla ABM?

A sigla ABM significa Account-Based Marketing, ou Marketing Baseado em Contas. O objetivo dessa estratégia é focar contas específicas, que sejam mais relevantes para o negócio. Assim, seu impacto tende a ser mais significativo.

O que é estratégia ABM?

A estratégia ABM é voltada para atração, conversão e retenção de clientes de forma personalizada, em vez de genérica. Assim, os esforços do vendarketing são voltados para a criação de campanhas e seleção de contas que possam gerar leads qualificados. A sigla significa Account-Based Marketing, ou Marketing Baseado em Contas.

O que é a ferramenta ABM?

A ferramenta ABM é um software que otimiza o processo do Account-Based Marketing. Por isso, ele agrega valor, já que contribui para encontrar o ICP e as contas com características que condizem com os parâmetros. No Brasil, a principal é a Maestro ABM.

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